Logo do Jornal ODiário.com
Sem Categoria-51
17/07/2015 - 12h57 - visualizações

Cobogó

Autor fabiana-mussi

Bom dia!! Ontem postei um projetinho de um escritório e muita gente me perguntou o que era aquele elemento vazado que dividia o ambiente... Por isso hoje resolvi falar um pouquinho desse material lindo que me encanta cada vez mais!!

.

Cobogó... Palavra surgida a partir do sobrenome dos três engenheiros que idealizaram este material: Amadeu Oliveira Coimbra, Ernest August Boeckmann e Antônio de is. Este material surgiu no mercado na década de 50 e 60 e era muito utilizado em fachadas. Hoje ele ganhou uma nova função, que é embelezar o interior dos ambientes.

.
O elemento vazado, conhecido como cobogó, deu todo o charme para esta fachada.
.
Seus blocos vazados, inicialmente feitos de cimento, são atualmente encontrados em diversos materiais, como vidro, madeira, cerâmica e até porcelana. Esta fachada são cobogós de madeira... Lindão né?
.
Olha que fachada linda e delicada...

A função deste elemento é manter a privacidade sem perder a luminosidade, ventilação e a visibilidade de dentro para fora. Ele foi muito utilizado em projetos de grandes arquitetos, como Lúcio Costa e Oscar Niemeyer.

.
Cobogó sendo apenas um detalhe da divisória... Ficou lindo!
.
Se você quer inovar e substituir a janela convencional pelo elemento vazado, não tenha medo... Olha o efeito maravilhoso que ele dá!!
.
Cobogó de cerâmica...
.
PURO charme...

Algumas informações técnicas deste elemento sempre são bem vindas... O cobogó requer um cuidado especial: "Como o elemento vazado é mais frágil que o tijolo, deve ser assentada uma fiada de cada vez, com intervalo para secagem. É aconselhável colocar uma barra de metal a cada duas fileiras para estruturar o painel", ensina Fernando Teixeira da Silva, da São Francisco Pré-Moldados, de São Paulo. A argamassa para assentamento é comum, e recomenda-se uma junta de cerca de 3 cm entre as peças para melhor sustentação.

.
.
O efeito deste elemento é incrível... Principalmente quando fala-se de iluminação natural!!
.
Cobogós originais de cerâmica sugerem uma originalidade incrível!! Restaurante muito charmoso, e o culpado disso é o cobogó.
.
Outra foto provando o efeito maravilhoso deste material...
.
Achei esta cor liiiiinda de morrer...
.
Porque não usar a personalidade do cobogó e sair do comum e fazer um quadro com este elemento?! Lindo...
.
Cobogó de cimento...
.
Usar eles para decorar uma parede... MARAVILHOSO!!!
.
Alguns modelinhos de cobogós...

Bom, é isso... Espero que tenham gostado desse elemento que faz sucesso!!! Abusem dele que garanto que seu ambiente terá uma personalidade e originalidade incrível.

Beijosssssss da Fabi e Ótimo final de semana! Fiquem com Deus!!

"E em Ti confiarão os que conhecem o Teu nome; porque Tu, Senhor, nunca desamparaste os que Te buscam!" (Salmos, 9:10)

533533
0 Comentários
Foto do usuário que comentou a matéria

Relacionadas