Logo do Jornal ODiário.com
Sem Categoria-59
11/02/2011 - 10h30 - visualizações

Agronegócio do futuro

Autor Alexandre Kireeff

Que o agronegócio brasileiro vem tendo um desempenho exemplar desde que o Brasil estabilizou sua moeda no início da década de 2000,isso já é público e notório.Que a distribuição da renda ao longo da cadeia nem sempre é favorável ao produtor,isso também está todo mundo careca de saber.Mas  quais seriam as perspectivas para o futuro do agronegócio brasileiro?

Perspectivas I

Existem várias sinalizações de que o agronegócio brasileiro tende a continuar crescendo.A primeira delas se refere ao crescimento econômico asiático.Aliás, a Ásia já é nosso segundo maior  cliente externo .

Perspectivas II

Não que eu queira resgatar a profecia Mauthusiana,não se trata disso,mas é evidente que o crescimento populacional mundial afeta diretamente na demanda por alimentos,favorecendo o desenvolvimento do nosso agronegócio.

Perspectivas III

Um fator que passa desapercebido,mas que tem impacto direto na produção de alimentos ao redor do mundo, é que pela primeira vez na história da humanidade as populações urbanas superaram quantitativamente às rurais.Desde 2008, tem mais gente morando nas cidades do que nos campos em nosso planeta.

Perspectivas IV

A demanda por biocombustíveis deve aumentar.Independentemente da expectativa de tornarmos o etanol uma grande commodity internacional não se concretizar, ainda assim as iniciativas ao redor do globo de incremento na utilização de biocombustíveis de diversas origens continuarão a favorecer o setor agrícola.Não há mais como  negar:o produtor rural é hoje um produtor de alimentos e energia.E por que não dizer também produtor de “preservação ambiental” ?

Perspectivas V

O crescimento do consumo de alimentos na América di Sul,na Ásia e na América do Sul é conhecido e todas as projeções apontam para  um crescimento forte e continuado no futuro.Isto está,evidentemente,diretamente relacionado ao aumento populacional e ao crescimento econômico destas regiões.

Perspectivas VI

Uma outra questão a se considerar é a modificação dos hábitos alimentares.Existe uma forte tendência ao aumento no consumo mundial de açucares;oleaginosas e seus derivados;carnes;leites e derivados lácteos.Isso se deve principalmente à migração do consumidor por produtos mais elaborados e à inclusão e aumento na dieta de maiores quantidades de proteínas de origem animal,o que está intimamente relacionado com o aumento do poder aquisitivo da população.

Perspectivas VII

Bom, para que estas perspectivas sejam consideradas favoráveis ao agronegócio de qualquer país, há que se considerar a questão básica: existem áreas agrícolas à disposição?Isso nós já abordamos por aqui na postagem Terras do Brasil.

Outra agricultura

Bem, a agricultura brasileira não é só essa aí,não.Existe,também, a famosa agricultura familiar que a gente não pode esquecer,não.Mas vamos deixa a agricultura familiar para uma postagem exclusiva porque esta já está comprida demais.

536658
0 Comentários
Foto do usuário que comentou a matéria

Relacionadas