Logo do Jornal ODiário.com
Sem Categoria-60
03/11/2011 - 17h58 - visualizações

Aprender a pescar

Autor Fernanda Rossi

Há um ditado antigo que diz que ao invés de dar o peixe ensine a pescar. Este ditado tem muito sentido, pois aquilo que é aprendido fica para a vida toda, enquanto que o que é dado perde rapidamente o sentido.


Entretanto, temos um tendência de fazer as coisas pelos outros e muitas vezes sem nem nos darmos conta do quanto isto é maléfico. É algo tão forte na sociedade que até os políticos agem assim. O nosso governo é extremamente assistencialista: é bolsa de tudo quanto é tipo, sem nenhum esforço a pessoa recebe aquele valor, sem estímulo para crescer e não mais depender daquilo.


Outro exemplo: com filhos, a criança vem com uma tarefa de casa ao invés de pensar com ele nas resposta o adulto dá o resultado. Ou a criança quer algo e o pai proporciona sem estimulá-lo a lutar por aquilo.


São exemplos simples e corriqueiros. Há outros. Por traz está o desejo de proteger, de cuidar, sem perceber que tal ato impede o indivíduo de conquistar independência, maturidade, autonomia . Capacidades tão necessárias e saudáveis na vida.


Como bem disse Abrahan Lincoln:


"Não poderás ajudar aos homens de maneira permanente se fizeres por eles aquilo que eles podem e devem fazer por si próprios."

537196
0 Comentários
Foto do usuário que comentou a matéria

Relacionadas