Logo do Jornal ODiário.com
Sem Categoria-61
20/09/2012 - 17h37 - visualizações

Pronúncia "up"

Autor Bruna Gusmão

Recebi um e-mail perguntando sobre a pronúncia do "up". Não sei se a pessoa quer ser identificada então vou direto ao ponto. Essa pessoa já ouviu outras falando algumas palavras com som de "ã" (ex: get up, stand up) e as mesmas pessoas falando com som de  "á" palavras como "upgrade".

Bem, eu sempre pronunciei com som de "ã" todas elas, mas com som mais curto, não forte. Procurei no dicionário Longman e vi que é como eu falo o som de "up":

/ʌp/ Essa é a representação fonética.

Neste caso é o mesmo som de "run" e "enough". Mesmo assim liguei para uma amiga minha americana e ela falou que sempre falou assim mesmo. Porém neste site  aqui vi uma pequena diferença na pronúncia citada como do Reino Unido e a americana. Então liguei para minha coordenadora, que também sempre ouviu como eu citei. Se alguém tiver alguma informação sobre a pronúncia de "up" se as duas são possíveis, ou só uma mesmo, deixe aqui seu comentário.

Na dúvida,  a música do Bob Marley pode ajudar:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=JuMlHdxiIZ8[/youtube]

 
Atualizado: depois de perguntar para uma americana e quatro professores de inglês, a americana e três professores falaram que acham que "ãp" é o correto. Uma professora disse que aprendeu o inglês britânico e falava "áp" mas depois que adotou o inglês americano passou a falar "ãp".

537601
0 Comentários
Foto do usuário que comentou a matéria

Relacionadas