Logo do Jornal ODiário.com
Sem Categoria-66
06/08/2011 - 08h30 - visualizações

Energia limpa

Autor Carlos Sica

Os elétricos estão na moda.


.


A cada dia que passa o petróleo (matéria prima da gasolina) e a cana (material prima do Etanol) estão causando problemas para o meio ambiente.


A poluição causada pelo uso final, em veículos e indústrias preocupa todo o mundo, mas existem outros fatores:


• A gasolina, pelo fato de ser oriunda de cultura extrativista não pode ser renovada por nós, apenas pela natureza ao longo de muitos anos, é o nosso planeta sendo sugado por dentro e queimado por fora;


• O Etanol, oriundo da cana, causa problemas desde a produção, por ser uma cultura que polui tanto pelo consumo de energia da terra quanto pelos agrotóxicos utilizados, mas principalmente pelas queimadas voluntárias.


Mas não pense que é só a fumaça que causa problemas, pense também na agressão à vida animal. Já pensou quantos animaizinhos morrem queimados a cada safra?


Os veículos elétricos estão surgindo como uma possível solução para amenizar tudo isto. Verdade! Realmente seria um grande passo para a humanidade. Mas não vamos nos esquecer da fonte de energia, a elétrica. Existem muitos tipos de usinas com possibilidade de produzir este tipo de energia: hidroelétricas, termoelétricas, nucleares, eólicas e solares.


Trata-se sempre da transformação de algum tipo de energia na energia elétrica.


Você gostaria de utilizar a energia elétrica gerada por uma usina nuclear, como a de Chernobyl ou a de Fukushima. A energia nuclear aterroriza até hoje o Brasil devido ao acidente com o Césio 137 em Goiânia causado por um velho aparelho, utilizado em radioterapias, jogado no lixo. E de outras como as hidroelétricas e termoelétricas que são menos perigosas, mas tão agressivas ao meio ambiente que precisamos questionar o custo benefício.


Já está na hora da indústria investir em energias limpas como a eólica e a solar. Essas sim não causam transtornos.


.


Já está na hora de nós pensarmos nisto como solução rápida, senão imediata.


Leia a partir de hoje, uma série sobre combustíveis para veículos convencionais, elétricos e híbridos.
Depois falaremos sobre lâmpadas convencionais, econômicas e de leds.


541239
0 Comentários
Foto do usuário que comentou a matéria

Relacionadas