Logo do Jornal ODiário.com
Sem Categoria-66
07/08/2011 - 08h00 - visualizações

Rodar sem combustível

Autor Carlos Sica

[inline]
[script language="javascript"]
function calcular(calculo, kmdia, kml, diasem, valor){
kmdia = kmdia.replace(",",".");
kml = kml.replace(",",".");
diasem = diasem.replace(",",".");
valor = valor.replace(",",".");
window.document.getElementById("r2").innerHTML = ((1/kml).toFixed(3)).replace(".",",");
window.document.getElementById("r3").innerHTML = ((diasem*4).toFixed(0)).replace(".",",");
window.document.getElementById("r4").innerHTML = ((window.document.getElementById("r3").innerHTML.replace(",",".")*12).toFixed(0)).replace(".",",");
window.document.getElementById("r5").innerHTML = ((window.document.getElementById("r4").innerHTML.replace(",",".")*kmdia).toFixed(0)).replace(".",",");
window.document.getElementById("r6").innerHTML = ((window.document.getElementById("r5").innerHTML.replace(",",".")*window.document.getElementById("r2").innerHTML.replace(",",".")).toFixed(0)).replace(".",",");
window.document.getElementById("r7").innerHTML = ((window.document.getElementById("r6").innerHTML.replace(",",".")*valor).toFixed(2)).replace(".",",");
}
[/script]
[/inline]

ENERGIA ELÉTRICA

.

Desde 08 DE MAIO DE 2009, o Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN equiparou os veículos ciclo motorizados elétricos com os veículos ciclomotores. Em palavras mais populares as "bicicletas elétricas" obedecem às mesmas regras que as motos abaixo de 50 cilindradas.


Os chamados de cicloelétricos, são aqueles veículos de duas ou três rodas, provido de motor de propulsão elétrica com potência máxima de 4 kw (quatro mil watts) com ou sem pedais.


Mas cuidado, o CONTRAN enquadra nesta categoria apenas veículos que não excedam a 140 kg, mas isto incluindo condutor, passageiro e carga.


A velocidade máxima permitida é de 50 km/h e é necessário que conste nas especificações do triciclo, bicicleta ou moto elétrica este limite.


Para muitos, a grande vantagem pé que essa categoria de veículos (cicloelétricos e ciclomotores) não exige: emplacamento,  habilitação e é isento de IPVA, DPVAT e licenciamento.


Para o mundo, o que importa é a economia de combustível. Fato que contribui grandemente com o meio ambiente.


As bicicletas elétricas já forma matéria do odiario em 2010 quando Fabio Castaldelli destacou "Com ela não há emissão de gases poluentes no ar.  Além disso, o motor silencioso quase passa despercebido em meio ao barulho do centro maringaense."


Igor Favareto, proprietário da Rock Bikes argumenta sobre a economia que este tipo de veículos tem sobre outros convencionais, principalmente nas cidades.


Eu criei um pequeno programa de computador para você saber quanto gasta por ano com combustível, experimente mudar os valores nos quadros abaixo e veja os resultados corrigidos automaticamente.



Km rodados por dia
Consumo: Km por litro Equivale a 0,125 litros por km
Dias por semana 22 dias por mês 264 dias por ano 7920 km por ano 990 litros por ano
Valor do combustível R$ 2772,00 por ano


Quer saber mais? Deixe seu recado.


Desde ontem você está lendo, uma série sobre combustíveis para veículos convencionais, elétricos e híbridos.
Depois falaremos sobre lâmpadas convencionais, econômicas e de leds.

.
.
.
541244
0 Comentários
Foto do usuário que comentou a matéria

Relacionadas