Logo do Jornal ODiário.com
Sem Categoria-74
02/08/2018 - 08h59 - visualizações

"Esporte para toda a vida" beneficia crianças e idosos

Autor Assessoria de Imprensa
.
O secretário João Barbiero está fazendo o lançamento do projeto em todo o Estado

O secretário de Esportes e Turismo do Paraná, João Carlos Barbiero, lançou nesta quarta-feira (1º. de agosto), no auditório da Faculdade Cidade Verde, o projeto Esporte Para Toda Vida para os municípios das regiões de Maringá e Paranavaí. O projeto, oficializado em julho pela governadora Cida Borghetti, pretende beneficiar 250 núcleos em 189 municípios, contemplando mais de 500 bolsistas que vão implantar e desenvolver a iniciação esportiva, atividades físicas e proporcionar lazer para crianças, adolescentes, adultos e idosos que se encontram em áreas de vulnerabilidade social.

O lançamento teve a presença de vários prefeitos, secretários municipais de Esportes, professores de Educação Física e acadêmicos dos cursos de Educação Física que participarão do projeto como bolsistas. O Maringá e Região Convention & Visitors Bureau, que trabalhou na captação de eventos esportivos em parceria com a Secretaria de Esportes e Turismo, esteve representado pela sua superintendente Executiva, Yara Linschoten, e pelo vice-presidente de Captação de Eventos, Agnaldo Baldo.

Presente também na cerimônia a coordenadora Geral de Projetos da SEET, Márcia Simoni Claro, que foi uma das criadoras do Esporte Para Toda Vida.

Segundo o secretário, com o novo projeto, pessoas de todas as idades vão poder combater o sedentarismo e prevenir doenças por meio de práticas esportivas como atletismo, basquetebol, futsal, handebol e voleibol, orientadas por profissionais. “Ao mesmo tempo, os jovens acadêmicos contratados como bolsistas terão a oportunidade de praticar aquela que será sua profissão e muito poderão aprender ao trabalharem com pessoas de idade avançada”. Barbiero acredita que tirando as pessoas do sedentarismo o programa vai contribuir com a saúde delas.

.

“O Esporte Para Toda Vida vai integrar programas anteriormente elaborados pela Secretaria de Estado do Esporte e Turismo a fim de aperfeiçoar o uso das estruturas implantadas pela Secretaria em todo o Paraná, caso das academias ao ar livre e das arenas multiuso, além de espaços próprios dos municípios, com práticas esportivas supervisionadas por profissionais qualificados”. O secretário revelou que já faz alguns anos que o projeto foi criado pela equipe da SEET, porém estava engavetado.

“Quando assumimos a secretaria, há poucos meses, soube do projeto e ele me interessou muito. Quando falei com a governadora Cida Borghetti, ela não teve dúvidas de que deveríamos coloca-lo em prática imediatamente, principalmente por levar atividade física às duas pontas da vida, as crianças e os idosos”.

 

Turismo é o patinho feio das administrações


.
João Barbiero com a superintendente do Convention, Yara Linschoten, e o vice-presidente de Captação de Eventos, Agnaldo Baldo

O secretário de Estado de Esportes e Turismo, Joao Carlos Barbiero, disse à superintendente Executiva do Maringá e Região Convention & Visitors Bureau, Yara Linschoten, e ao vice-presidente de Captação de Eventos, Agnaldo Baldo, que o turismo tem sido “o primo pobre das administrações estaduais”, quase sem orçamento para desenvolver projetos na área.

Segundo ele, na atual administração isto começa a mudar. Sua secretaria está desenvolvendo projetos para pequenas cidades com vocação para o turismo religioso, mas o principal, segundo ele, será a realização de projetos esportivos, como Jogos Abertos, Jogos da Juventude, Jogos Universitários e outros que provocam impacto na economia de municípios que os sediam.

De acordo com Barbiero, quando o turismo é fortalecido, com a chegada dos visitantes chega também dinheiro na cidade, o comércio será fortalecido e novas vagas de emprego serão abertas.

547895
0 Comentários
Foto do usuário que comentou a matéria

Relacionadas