Logo do Jornal ODiário.com
Sem Categoria-74
31/01/2019 - 08h59 - visualizações

Trade turístico de Maringá inicia debates para elaboração do Plano Municipal de Turismo

Autor Assessoria de Imprensa
.
O secretário adjunto Miguel Fuentes e o diretor de Turismo Luiz Fernando Neves receberam representantes do Conselho Municipal de Turismo, Convention Bureau, Sebrae, Associação Comercial e Retur

A Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico (Seide), por meio da Diretoria de Turismo, reuniu na manhã desta quarta-feira as principais instituições ligadas ao trade turístico para a discussão do método a ser empregado na elaboração do Plano Estratégico de Turismo, estabelecido na 1ª. Conferência Municipal de Turismo, em outubro do ano passado.

Representantes do Conselho Municipal de Turismo, Maringá e Região Convention & Visitors Bureau, Associação Comercial, Turismo Regional (Retur) e Sebrae concordaram que para a elaboração do Plano é necessário primeiro conhecer o que Maringá tem de atrativo turístico, hierarquizar os atrativos, conhecer o perfil do visitante que a cidade recebe e o que ser feito para que os atrativos da cidade sejam divulgados em âmbito nacional e no exterior.

O diretor de Turismo da Seide, Luiz Fernando Neves, disse que os passos a serem dados para a formatação do Plano seguirão as orientações da Conferência de Turismo que a cidade realizou no ano passado, quando todos os segmentos apresentaram suas demandas e sugestões, o Programa Paraná Turístico 2026, criado com base em estudo realizado pelo governo do Estado em todos os municípios, e os modelos elaborados pelo Sebrae com base em cases de outras cidades brasileiras.

A reunião desta quarta-feira, segundo neves, já faz parte do empenho para se chegar ao Plano Estratégico de Turismo e no próximo dia 13 será formada a Câmara Técnica que trabalhará no projeto e serão divulgados, pelo menos parcialmente, resultados do inventário que a prefeitura já está realizando para conhecimento e avaliação do potencial turístico da cidade. “Esta catalogação está sendo feita com base nas orientações do Ministério do Turismo, considerando atrativos, serviços, equipamentos e infraestrutura de apoio. Somente por meio de um levantamento destes é que saberemos o que a cidade tem a oferecer como atrativo turístico”.

Os dados obtidos, depois de analisados, cruzados e processados, auxiliarão na tomada de decisões para estabelecer as políticas e ações subsequentes, como o Plano Estratégico de Turismo.

A superintendente do Convention Bureau, Yara Linschoten, chamou a atenção para a necessidade de se sensibilizar o trade turístico de Maringá e as autoridades para a importância que o turismo tem para a economia da cidade. Ela alertou que o turismo, com seus hotéis, estabelecimentos gastronômicos e realização de eventos, é um dos setores da economia que mais oferecem empregos e pagamento de impostos.

735192
0 Comentários
Foto do usuário que comentou a matéria

Relacionadas