Logo do Jornal ODiário.com
Sem Categoria-91
31/12/2014 - 14h23 - visualizações

Posses de Richa e Dilma

Autor Zé Otávio

Com informações do blog do Fábio Campana

O governador Beto Richa (PSDB) será reconduzido amanhã ao cargo para o mandato 2015-2018. Marcada para as 16 horas, a cerimônia terá início na Assembleia Legislativa e será seguida por evento aberto ao público, em frente ao Palácio Iguaçu. O custo da posse está fixado em no máximo R$ 62,8 mil – inicialmente era de R$ 198 mil.

A programação na Assembleia começa com a recepção do governador e da esposa, Fernanda Richa, pelo presidente da Casa, Valdir Rossoni (PSDB). Depois da primeira execução do Hino Nacional, Richa fará o juramento ao estado e à nação. O primeiro-secretário da Assembleia, Plauto Miró (DEM), irá ler os termos de posse. Todo o ritual se repetirá para a vice. Só então Rossoni vai declará-los empossados. Richa fará o discurso oficial e a cerimônia se encerrará com outra execução do Hino.

Às 17 horas, o governador passará em revista à tropa da Polícia Militar na rua, enquanto se dirige ao Palácio Iguaçu, onde ocorrerá a segunda parte da festa. Os secretários serão empossados e por fim Richa fará um pronunciamento.

Cerimônia de Dilma terá presença de 27 chefes de Estado

Na expectativa de receber 27 chefes de Estados ou vice-chefes, a cerimônia de posse da presidente Dilma Rousseff prevê a saída dela do Palácio da Alvorada às 14h30, em direção à Catedral Metropolitana de Brasília, onde haverá a troca de carro. Se o tempo estiver bom, Dilma descerá a Esplanada em carro aberto e subirá a rampa do Congresso. Se chover, o que aconteceu na posse de 2010, o trajeto será cumprido com a capota do Rolls Royce fechada.

A presidente será recebida pela cúpula do Congresso e conduzida para o plenário da Câmara, onde ocorre a cerimônia de posse. Ela fará o compromisso constitucional e discursará. Por volta das 16h30, seguirá para o Planalto depois de receber honras militares com uma salva de 21 tiros de canhão. Depois a presidente subirá a rampa e falará à nação no Parlatório.

Ao fim do discurso, Dilma cumprimentará as autoridades estrangeiras que estarão no Salão Leste do Planalto; dará posse aos 39 ministros, no Salão Nobre; e seguirá para o Salão Oeste, onde fará a foto oficial. Os convidados serão acomodados no Salão Nobre. No térreo, estão mais 1 mil lugares para acompanhar os atos por telões. A presidente encerra o dia no Itamaraty, com um coquetel.

625910
0 Comentários
Foto do usuário que comentou a matéria

Relacionadas