Logo do Jornal ODiário.com
Sem Categoria-92
01/03/2011 - 15h32 - visualizações

Competitividade da América do Sul preocupa

Autor Diniz Neto

“Os EUA estão começando a se preocupar com a competitividade da América do Sul, e principalmente do Brasil, na soja. Eles ainda não percebem que também somos muito competitivos no milho”, avaliou o gerente técnico e econômico da Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar), Flavio Turra, que acompanhou uma equipe da Expedição Safra no Outlook Fórum.
Segundo ele, os números apresentados pelo USDA durante o congresso beneficiam tanto a soja quanto o milho brasileiro, “apesar de serem mais favoráveis para a oleaginosa no curtíssimo prazo, nos próximos dois anos”. No médio prazo, contudo, tendem a incentivar também o cereal brasileiro. “Nas discussões do fórum, ficou muito claro que o milho é um produto muito demandado que nos oferece uma ótima alternativa de internacionalização da nossa produção, principalmente com as vendas para a China, que deve passar a comprar muito a partir de agora.”
Segundo Turra, a disponibilidade de áreas novas que ainda podem ser incorporadas à produção confere ao Brasil um diferencial competitivo frente aos EUA. “Para nós é muito mais fácil aumentar a área se houver preço e mercado para isso. Já eles, só podem crescer em cima de aumento de produtividade”, observou.   DESAFIO - “A realidade é que estamos olhando para uma população de 9 bilhões de pessoas até o ano de 2050.
Ao mesmo tempo, assistimos também ao crescimento da classe média e à consequente mudança dos hábitos alimentares em países com grandes populações, a China e a Índia, para citar dois. Essa situação nos impõe um grande desafio, tão grande que os agricultores americanos não poderão enfrentar sozinhos. Eles vão precisar da ajuda de produtores, do resto do mundo, para produzir alimentos suficientes para alimentar a essa população mundial crescente”, reconheceu o secretário da Agricultura dos EUA, Tom Vilsack.
News Cocamar

635817
0 Comentários
Foto do usuário que comentou a matéria

Relacionadas