Logo do Jornal ODiário.com
Sem Categoria-92
12/07/2014 - 11h54 - visualizações

Decreto 8243... um atalho para a ditadura?

Autor Diniz Neto

“...Na ditadura, o Poder é o monstro do povo.
Já na democracia, o povo é o monstro do Poder...!”
[Juahrez Alves]

José Carlos Bortoloti, do blog Onde Pensar Não Dói Sala de Protheus, convidou o professor, historiador e pesquisador
Marlon Adami, de Brasília, para discorrer sobre o Decreto nº 8.243, de 23 de maio deste ano, que criou a “Política Nacional de Participação Social” e o “Sistema Nacional de Participação Social”.
Segundo o o professor Marlon Adami, o decreto tem por finalidades: 1) manter o PT, indiretamente, como protagonista dentro do governo federal (no caso de uma eventual derrota do partido nas urnas); 2) corroer a democracia representativa; 3) enfraquecer o Congresso; 4) acelerar a criação de uma nova Constituição.

De fato pouco conhecemos sobre esse decreto e, via de regra, sobre o que ocorre em Brasília, no governo federal e no Congresso Nacional.
Recebemos as notícias de forma sintetizada e dirigida aos interesses de quem as transmitem. Temos pouco debate profundo sobre as decisões que ocorrem no nosso país e decretos como esse tendem a nos afastar ainda mais da igualdade e a impedir o direito de opinião e o equilíbrio entre os poderes, ou seja, a prática da democracia.

O Congresso reclamou muito desse decreto, mas em seguida veio a Copa (das Copas #vergonha) e agora estamos na eleição. Não creio que esse assunto estará na pauta das campanhas.
Uma coisa é certa: Um tema dessa importância e complexidade não pode ser tratado e imposto a um país e um povo por um decreto.

O artigo na íntegra pode ser acessado AQUI.

638287
0 Comentários
Foto do usuário que comentou a matéria

Relacionadas