Logo do Jornal ODiário.com
Sem Categoria-92
09/11/2015 - 20h47 - visualizações

Argila como arte e inclusão social

Autor Diniz Neto
.


Em Sarandi a Secretaria de Assistência Social tem obtido resultados positivos com as aulas de Escultura em Argila, desde o inicio do ano.
O trabalho é realizado por Valmir Batista da Silva, bacharel em Psicologia. Ele é o coordenador do Ateliê de Modelagem e Escultura em Argila na UEM e participou de diversas mostras no Paraná.
Cerca de 200 alunos participam das aulas no Centro de Referência de Assistência Social-CRAS, no Centro Integrado de Ações Pedagógicas Sociais-CIAPS e no Programa de Acolhimento Institucional Municipal- PAIM.
Valmir éxplica que a prioridade é privilegiar a relação lúdica, o desenvolvimento humano os preceitos da arte-terapia, que surgiu para promover a estruturação psíquica pela arte. A modelagem em argila auxilia a pessoa a se reorganizar internamente, a reestruturar-se psiquicamente, a adquirir autoconfiança e auto-estima, a detectar e descobrir potencialidades, além de estimular a formação de novas sinapses e de trabalhar os movimentos mais finos.
Nesse ano ele pode observar benefícios para adultos e crianças. Um dos segredos não ensinar apenas a arte, mas as técnicas, oferecendo liberdade aos alunos para criar de expressar os sentimentos.

Assessoria de Comunicação de Sarandi
Sueli Coelho Pacheco - (44) 3126-8900
Contatos com Valmir Batista da Silva: (44) 9942-5142

638653
0 Comentários
Foto do usuário que comentou a matéria

Relacionadas