Logo do Jornal ODiário.com
Zeotavio
06/03/2019 - 22h26 - visualizações

CGU confere a Londrina o título de Cidade Mais Transparente do Brasil

Autor Zé Otavio

Informa Carla Sehn, assessora de imprensa da Prefeitura, que Londrina é a Cidade Mais Transparente do país, de acordo com a Controladoria Geral da União, que produz a Escala Brasil Transparente - 360º. 

Sehn informou que a cidade saltou da 585° lugar em 2016, para 20° na avaliação feita em 2018 e, agora, para o primeiríssimo lugar. 

A conquista foi impulsionada pelo prefeito Marcelo Belinati que havia colocado como missão da Ouvidoria e da Controladoria do Município a nota máxima no cumprimento da Lei de Acesso à Informação e de outros normativos sobre transparência.  

Na avaliação da Transparência Passiva, foi verificada a existência de canais presenciais de atendimento ao cidadão e de uma ferramenta eletrônica para envio de pedidos de acesso a informações públicas.

Em relação à Transparência Ativa – que se refere à publicação de informações públicas na internet de maneira espontânea (proativa) – a CGU verificou a existência de sites oficiais e de portais de transparência. Os avaliadores buscaram dados previstos como obrigatórios, além da publicação de itens considerados como boa prática.

A coletiva com o prefeito Marcelo Belinati, com o Ouvidor Geral, Alexandre Sanches Vicente, e o Controlador Geral, Newton Hideki Tanimura, será às 9 horas no gabinete do prefeito. Eles detalharão o que foi feito para que Londrina alcançasse esse importante destaque.

750347
0 Comentários
Foto do usuário que comentou a matéria

Relacionadas